top of page
Buscar
  • Consultor Técnico Turini

O que significa CAT? (Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito)


Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito é o Documento Necessário, para que as Empresas Transformadoras e Importadoras possam efetuar o Cadastramento de Veículos e Máquinas Junto a Base Nacional.

O Cat só poderá ser Solicitado por Empresas com Certificado de Capacitação Técnico Operacional (CCT) comprovado junto ao INMETRO e Importadoras que atendam a Legislação de Trânsito garantindo a Segurança dos Veículos e de Seus Usuários.

Este documento visa demonstrar que a Empresa ou Importadora, atendem os Preceitos da Legislação vigente, e que o Veículo objeto de Certificação ou Importação está em Conformidade e que todos os Ensaios Necessários foram Realizados e Aprovados.

Criado em 1998 o CAT foi estabelecido pelo novo Código de Trânsito Brasileiro, para que as empresas Fabricantes, Transformadoras, Encarroçadoras ou Importadoras comprovem que seus Produtos atendam uma série de Testes e Especificações Técnicas e foram devidamente homologados, para que possam ser Registrados através de um código de Marca/Modelo/Versão e inseridos no sistema Renavam.

Somente após a Comprovação dos testes e especificações Técnicas exigidas na Legislação o Denatran expedirá o CAT do referido modelo ao Fabricante, Transformador, Encarroçador ou Importador que poderá comercializar seus veículos sem gerar problemas de Registros junto aos Detrans.

12.709 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como funciona o CAT para Veículos Elétricos?

Entenda sobre o CAT Certificado de adequação a legislação de trânsito ou CAT. É o documento que atesta que o veículo está de acordo com a norma brasileira e está apto para ser registrado. O CAT é emit

bottom of page